[:pt _i=”0″ _address=”0″ /]
Projeto SI Internacionalização
Projeto n.º POCI-02-0752-FEDER-014059
Designação do Projeto: PROJETOS INDIVIDUAIS – INTERNACIONALIZAÇÃO – “Diversificar mercados, Diversificar carteira de clientes – Apostando em inovadoras ferramentas de marketing- Internacionalizar para Crescer”
Custo Total Elegível: 154.688,30€
Apoio Financeiro da EU: 70.539,32€
Apoio Financeiro Público Nacional: 0€
Síntese do Projeto:
A entidade IPLAZ – Indústria de plásticos de Azeméis, S.A , foi fundada em Novembro de 1978. Dedica-se à fabricação de artigos em plástico, dentro de vários setores de atividade, nomeadamente: a puericultura, agricultura, pesca, apicultura, comercial, decoração, automóvel, construção civil e alimentar. A entidade não apresenta marca própria registada, uma vez que trabalha essencialmente com a marca dos clientes, como é comum às empresas do mesmo ramo.
O presente plano de internacionalização, tem como principais objetivos estratégicos, os seguintes:
-Aumentar as vendas no mercado externo;
-Propagar a imagem da empresa nos mercados internacionais;
-estabelecer relações sólidas com novos clientes dos mercados externos;
-Entrar em 3 novos mercados (Marrocos, Itália e China), e reforçar o volume de negócios na Espanha e na França.
A IPLAZ apresenta várias empresas concorrentes no setor, tanto a nível nacional, como a nível internacional, é possível destacar: Simoldes Plásticos, SA; Inplas Industrias de Plásticos, SA; Plastaze Plásticos de Azeméis, SA; Barbier e DS Smith Plastics France (França); Antolín, FAURECIA e SMP Ibérica (Espanha); Taizhou Linco Plastic Products CO, LTD (China) entre outros.
Relativamente aos clientes, estes ainda são essencialmente nacionais, ainda assim apresenta clientes na França e Espanha, apesar destes representarem uma percentagem mínima no peso do volume de negócios total.
Para a concretização do presente plano de internacionalização, a empresa irá realizar ações de tipologia de inovação de marketing e inovação organizacional, nomeadamente:
-Conhecimento dos mercados externos: participação numa feira internacional como expositor, feira Fruit Attraction em Espanha.
-Prospeção e presença nos mercados externos: realização de viagens de prospeção a mercados-alvo, e participação em feiras internacionais como visitante.
-Marketing internacional: desenvolvimento de material promocional para usar em feiras e ações de prospeção, com vista a divulgar os produtos oferecidos e aumentar a visibilidade nos mercados externos.
-Presença na Web, através da economia digital: desenvolvimento de um site mais dinâmico, com novas funcionalidades como e-commerce e adesão a ferramentas publicitárias através do SEO, Google e Bing.
-Introdução de um novo método organizacional: contratação de um técnico qualificado, para atuar na área comercial/marketing, com vista a acompanhar todo o processo de internacionalização.